quinta-feira, 4 de junho de 2009

parte 2

Considerações Finais

A analise proposta nesta pesquisa abrange apenas alguns aspectos do filme Jogo de Cena de Eduardo Coutinho, para exemplificar as relações nele encontradas entre o conceito de estranhamento de Chklovski e o dispositivo de filmagem, não encerrando outras questões proposta pelo filme como os limites de ficção e documentário, não mencionados neste trabalho.
O filme Jogo de cena é um documentário, que pode ser considerado um filme-dispositivo, porque ele não existiria sem o mesmo. É praticamente impossível separar o dispositivo da construção do filme. A "realidade" ali filmada não existia ou não estava pronta para ser filmada sem a intervenção do dispositivo.
Assim como propõe Chklóvski em sua teoria do estranhamento, em que o modo de desenvolver procedimentos nos quais a singularidade do processo criativo leve o receptor a ver a realidade de outro modo, acredito que o dispositivo de filmagem tem esta mesma função no documentário contemporâneo.



Referência Bibliográficas


BERNADET, Jean Claude. Cineasta e imagens do povo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BETTS, Nancy. Estratégias enunciativas na arte e na média. Setembro 2008.Trabalho apresentado na NP Comunicação Audiovisual do VIII Nupecom - Encontro dos Núcleos de Pesquisas em Comunicação. Intercom

FERRARA, L. D'Allessio. A Estratêgia dos Signos: Linguagem/Espaço÷ambiente urbano. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.

MIGLIORIN, Cezar. O DISPOSITIVO COMO ESTRATÉGIA NARRATIVA Disponivel em: http://www.estacio.br/graduaçao/cinema/digitagrama/numero3/cmigliorin.asp

VANOYE, Francis e Goliot-Lété, Anne Ensaio sobre a análise Fílmica. Campinas, SP Papirus,1994


Ficha Técnica

Título Original: Jogo de Cena Gênero: Documentário
Duração: 105 min. Lançamento (Brasil): 2007
Distribuição: Videofilmes Direção: Eduardo Coutinho
Produção: Raquel Freire Zangrandi e Bia Almeida Co-produção: Videofilmes e Matizar
Fotografia: Jacques Cheuiche Edição: Jordana Berg

Elenco

Marília Pêra
Andréa Beltrão
Fernanda Torres
Aleta Gomes Vieira
Claudiléa Cerqueira de Lemos
Débora Almeida
Gisele Alves Moura
Jeckie Brown
Lana Guelero
Maria de Fátima Barbosa
Marina D'Elia
Mary Sheyla
Sarita Houli Brumer

Um comentário: