quinta-feira, 4 de junho de 2009

O jogo de elementos criativos

parte 1

Resumo

Este trabalho busca estabelecer uma relação entre o conceito de estranhamento de Chklovski e o dispositivo de filmagem presente no documentário contemporâneo. A pesquisa analisa alguns aspectos do filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, na tentativa de exemplificar tais relações.


Introdução

A ideia de dispositivo de filmagem ou de filme dispositivo está cada vez mais presente nas reflexões teóricas, principalmente no documentário contemporâneo. Na obra de Eduardo Coutinho esses dispositivos, responsáveis por produzir acontecimentos ou imagens, são facilmente identificados.
O dispositivo, em modos práticos, seria a organização dos elementos da prática audiovisual de uma forma a criar um mecanismo criativo. Este mecanismo ou dispositivo dispara um movimento que não existia ou não estava presente, fazendo com que sejam produzidos acontecimentos nem sempre dominados pelo diretor, que entra em uma espécie de experiência não roterizada.
Para Cezar Migliorin no texto O DISPOSITIVO COMO ESTRATÉGIA CRIATIVA, "A criação dos dispositivos se propõe a filmar o que ainda não existe e só existirá quando o dispositivo entra em ação. O dispositivo é uma ativação do real" e "o dispositivo permite que a produção do artista/diretor, transite entre um extremo domínio - e uma larga falta de controle - dos efeitos e eventuais acontecimentos".
Este processo artístico se assemelha com o conceito de estranhamento elaborado por Victor Chklovki. O construtivista russo define a função da obra de arte como o modo de desenvolver procedimentos criativos que nos levam a ver a realidade de outro modo. A teoria do estranhamento, que se apoia na ação de estranhar o objeto representado, procura transpor o universo para uma esfera de novas percepções que se opõe ao peso da rotina, do hábito, do já visto. Extraindo o objeto do seu contexto habitual e revelando-lhe uma faceta insólita, o artista destrói os clichês e as associações estereotipadas, impondo uma complexa perceção sensorial do universo. (FERRARA, L D'Allessio. A Estratégia dos Signos p.33)
Antes da preocupação com o receptor, o conceito de estranhamento está preocupado com a natureza do ato criativo, capaz de inibir percepções automáticas e construir através da linguagem circunstâncias singulares de percepção. A proposta deste conceito é a desautomatização da percepção para criar uma especifico artístico.

Jogo de cena

Após os créditos iniciais, o filme começa com um anuncio de jornal convidando mulheres maiores de 18 anos moradoras do Rio de Janeiro a contar suas histórias em um teste para um filme de documentário e 2 telefones para contato. Corte para cena de uma mulher de costas subindo as escadas que dão em um palco de teatro, com equipamento de filmagem e iluminação, o plano sequência mostra também a plateia de cadeiras vermelhas iluminada e vazia até encontrar o diretor do filme, Eduardo Coutinho, sentado no palco ao lado de uma câmera. A personagem o cumprimenta com um boa tarde e ele a convida para sentar em uma cadeira preta a sua frente, outro corte e ela começa a dar seu depoimento.
A estrutura do filme é basicamente o depoimento de 23 mulheres neste mesmo local, com algumas intervenções e perguntas de Eduardo Coutinho.
De uma forma geral, os depoimentos das mulheres, são organizados em pares, uma sendo o contra ponto da outra. Três atrizes brasileiras famosas fazem o contra ponto de outras três mulheres, representando suas historias e comentado sobre sua interpretação.
Atrizes praticamente desconhecidas também interpretam a historia de outras mulheres, sem prévio aviso que são atrizes, e diferente das atrizes famosas, não comenta sua interpretação, nos deixando com certas dúvidas da origem da história - mas qual destas duas mulheres é realmente a atriz?
Esta dúvida coloca o espectador em um estado de alerta, que constantemente tenta identificar a veracidade ou não do discurso, tirando o receptor de uma área de conforto e desautomatizando sua percepção, como propõe o conceito de estranhamento de Chklovski.
Este estranhamento só é possível pela operação que o dispositivo cria no filme, impedindo a percepção automática de pressupormos que o personagem que está dando o depoimento em um filme de documentário é a pessoa que viveu tal história.
Com o fim do filme fica com o espectador a tarefa de identificar de quais personagens são algumas das histórias representada, se assim o desejar, mas isto não implica no entendimento da obrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário