terça-feira, 16 de junho de 2009


Como uma forma de exercício, fiz uma pesquisa na Biblioteca do SENAC Lapa Scipião em monografias de conclusão de curso de pos graduação do CISME (Criação de Imagem e Som em Meios Digitais).
Três monografias me chamaram a atenção:

“Videodocumentário – representações poéticas em imagens e som” de Ananda Carvalho com orientação de Renata Gómez – Senac SP 2005.

"O Documentário na Era Digital" de Humberto Lima com orientação de Nancy Betts – Senac SP 2006.

"A Difusão do Curta-Metragem na Era Digital" de Maria Fernanda Pires Marques com orientação de Edmílson Felipe da Silva – Senac SP 2007.

A primeira monografia “Videodocumentário” de Ananda reflete sobre o vídeo como arte, apresentado pelo documentário contemporâneo Brasileiro.
Em “O Documentário na era Digiral” Humberto reflete sobre o implacto dos novos meios tecnológicos digitais na produção do documentário brasileiro. Sobre tudo a partir de meados da década de 90 com a introdução das câmeras digitais MINI DV e das Ilhas não Lineares. Constatando que a tecnologia disponível em cada época influencia o processo criativo da linguagem documental.
Já em “A difusão do Curta-metragemna era Digital” Maria Fernanda discute o formato curta-metragem (som e imagens em movimentos de curta duração) e como eles se beneficiam das caracteristicas das novas mídias que ampliam as possibilidades para a disseminação de trabalhos áudio visuais

Mais informações Biblioteca Senac:

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a373.htm&testeira=722&unit=CAS,CAJ,CAP&sub=0


ps:em campo “procurar onde” coloque em: Senac Lapa Scipião

Nenhum comentário:

Postar um comentário