terça-feira, 25 de agosto de 2009

Efeito Kuleshov e seus desdobramentos

O cineasta Russo Lev Kulechov, teórico e professor da Escola de Cinema de Moscou, realizou várias experiências para demonstrar o poder da montagem cinematográfica.

A experiência mais conhecida recebe o nome de Efeito Kuleshov, que consiste na justaposição de planos, para obter nova significação.

Intercalando a imagem de um ator com um prato de sopa, depois à uma situação de morte e uma moça, o público não percebia que a imagem do ator era a mesma e o atribuia caracteristicas de fome, tristesa e reflexão. Exatamente o efeito esperado. (foto 1)

Ele afirmava que a montagem era a principal habilidade que o cineasta deveria desenvolver, porque seu peso era maior do que as própias imagens, criando uma lógica da montagem paralela.

Autores de "Novas Mídia" como Lev Manovich que mapeiam o recursos de linguagem das interfaces digitais autais dão grande importância a estas experiência como referências estéticas.

Alguns autores como Béla Balázs críticava o excesso na montagem soviética. No filme de Dziga Vertov "O homem com uma Câmera" (1929), achava que o resultado obtido era excessivamente subjetivo, pois o espectador ficava a mercê dos desejos do cinegrafista.

Como opção a montagem russa, André Bazin acreditava que a composição do plano sem muitos cortes dá um maior realismo, evidenciando uma nova relação entre atores e os objetos, dando a impressão de que tudo estava ocorrendo daquela forma naquele momento.

Foto 1


Referências Bibliograficas:

Bambozzi, Lucas. Microcinema e outras possibilidades do vídeo digital / Lucas Bambozzi - - São Paulo: @ Livros Digitais, 2009.
PALÚ, JOÃO PAULO. As relações no processo de montagem cinematográfica entre os filmes "Um homem com uma câmera" e "Koyaanisqatsi" Bauru 2008 p.22
Durand, Fábio. Linguagem Audiovisual - Um pequeno Glossário de termos para Produção Audiovisual USP – SÃO PAULO 2009
Ferreira, Aline Botelho Fonseca. Arca Russa: O uso expressivo da MISE-EM-SCÉNE SALVADOR 2008 p. 28

Site
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Kulechov visitado 20/08/09
Linguagem Audiovisual - Um pequeno Glossário
http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=179:glossarioaudiovisual&catid=34:tecnica&Itemid=67 visitado 20/08/09

Video referência
Efeito Kulechov




visitado 20/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário